F.A.Q. - Dúvidas frequentes

A avaliação neuropsicológica é um processo fechado que dura em média 7 sessões no caso de crianças e, no caso de adultos, entre 4 e 6 sessões.Na maioria das vezes, além das sessões realizadas com o paciente, também inclui sessões com um parente próximo e visitas na escola no caso de crianças.

A reabilitação neuropsicológica é um processo de tratamento das questões cognitivas, déficits ou habilidades que estão relacionadas com o comportamento e que, provavelmente, foram identificadas durante a avaliação neuropsicológica.

A psicoterapia é um processo de intervenção. Tem como principal objetivo tratar questões pessoais, afetivas, comportamentais ou cognitivas, que podem ou não ter sido identificadas durante a avaliação neuropsicológica.

A sessão de psicoterapia tem duração de 50 minutos. Já a sessão de avaliação neuropsicológica tem duração de 45 minutos, podendo ser realizadas em alguns casos, sessões duplas de até 1hora e meia.

A frequência e números de sessões semanais necessárias depende da problemática envolvida em cada caso. O tratamento mais comum é realizado semanalmente. Algumas vezes, podem ocorrer duas, ou até mesmo três sessões semanais, e, nos casos mais brandos, quinzenalmente.

A duração do tratamento depende do nível de comprometimento do paciente e dos problemas a serem tratados.

No atendimento de crianças e adolescentes, nos casos que envolvem queixas escolares ou sociais, a orientação para a escola é imprescindível. E com outros profissionais (médico, fonoaudiólogos, terapeutas, psicopedagogos, entre outros)? A equipe multidisciplinar é indispensável em alguns casos.

Não. A busca pelo profissional da psicologia pode ser espontânea, a partir de indicações de qualquer profissional da saúde ou da educação.